Placeholder Picture

Projetos Agrícolas

Placeholder Picture

Projetos agrícolas e de criação animal

Um projeto agrícola deve garantir as condições técnicas, o retorno económico do investimento e a sustentabilidade financeira do projeto ao longo de todo o projeto, em particular durante a fase mais crítica de arranque em que as receitas não são ainda suficientes para suportar os custos de exploração.

Projeto técnico/plano de produção

O projeto técnico começa com uma visita ao terreno, uma análise das características edafo-climáticas e um levantamento dos canais de escoamento na região; juntando esta informação com as diretivas do promotor nos permitem fazer a avaliação de alternativas de produção e propor um conjunto produtos adequados.

Em seguida estima-se a produção e faz-se o dimensionamento de área de apoio e de equipamentos; nesta fase o contacto com fornecedores é importante para se escolherem soluções equilibradas.

O cálculo das necessidades de mão de obra ao longo do ciclo de produção e das necessidades de adubação e podas (ou no caso de criação de animais a verificação dos requisitos de licenciamento e de bem-estar animal, a caracterização dos ciclos de reprodução e as necessidades de alimentação e cuidados) completa o trabalho, que termina com a elaboração do relatório técnico.

Placeholder Picture

Estudo económico e financeiro

Garantida as condições técnicas do projeto, é necessário calcular os valores totais de investimento, garantir o retorno económico e assegurar que não há problemas financeiros ao longo dos diversos ciclos do projeto.

O trabalho inclui a estruturação de orçamentos e o cálculo do investimento total, a identificação dos canais de comercialização, a confirmação de preços de venda e a estimação de receitas; e do lado dos custos, a estimação de todos os custos de exploração (custos fixos e custos variáveis).

A fase seguinte inclui o cálculo de possíveis incentivos ao investimento e à produção, o planeamento de tesouraria e o cálculo das necessidades de financiamento e a avaliação dos indicadores económicos do projeto: retorno do investimento, valor acrescentado líquido, taxa interna de retorno.

Placeholder Picture

Apoios no financiamento e/ou candidatura a incentivos PDR2020

Para financiar o projeto, será necessário envolver alguns capitais próprios, mas desde que o projeto tenha as características adequadas será possível procurar incentivos ao investimento através do PDR 2020 e quando houver interesse ter acesso também a financiamento bancário complementar.

É nesta fase do projeto que se faz a preparação e submissão da candidatura a incentivos do PDR 2020 e posteriormente a resposta a pedidos de esclarecimento dos analistas das DRAP e o apoio na elaboração do contrato de financiamento/incentivos e nos pedidos de pagamento, após a aprovação.


Informações

Para mais informações contacte-nos fazendo uma breve descrição do seu projeto através do formulário ou de um dos contactos indicados abaixo.


Escritórios e Contactos

Novectares - Projetos Agrícolas
Projetos Agrícola: Avaliação do potencial produtivo (estudo prévio), planos de produção, estudo económicos e candidaturas a incentivos ao investimento(PDR 2020), apoio técnico à exploração.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@novectares.pt
facebook: facebook/novectares